My life in art
cuz' Europe always seemed so far...

Home
Get Email Updates
MYSPACE
MY ORKUT PROFILE
MY YMDB ACCOUNT
ANNABEL LEE
THE LAW OF TIME
PLANET ART NETWORK
LOGICAL REALITY
ABOUT THE 13-MOON CALENDAR
sTomp's LATEST PHOTOS
2006's CULTURAL RANKING
PHILOSOPHY PROFILE
Email Me

Admin Password

Remember Me

60913 Curiosities served
Share on Facebook

O Demônio e a Srta. Prym - Review
Previous Entry :: Next Entry

" Certo homem de posição
perguntou-lhe: Bom Mestre, que
farei para herdar a vida eterna?
Respondeu-lhe Jesus: Por que
me chamas bom? Ninguém é bom,
senão um só que é Deus. "

(Lucas, 18:18-19)

O Demônio e a Srta. Prym de Paulo Coelho

Argumento: 5/5
Desenvolvimento: 3/5
Conclusão: 2/5

Personagens: 2/5
Ambientação: 5/5
Integração Personagem/Ambiente: 3/5

Grau de satisfação: 60%

Prós:
- Excelente proposta em trama original.
- Textos filosóficos magníficos.
- Leitura rápida, viciante.

Contras:
- Infelizmente, a argumentação de P.C não foi boa o bastante para manter a mesma qualidade ao longo da obra.



Concluindo a trilogia " E no sétimo dia... " com a obra O Demônio e a Srta. Prym, Paulo Coelho nos apresenta um livro, no mínimo, duvidoso de sua qualidade como romance, mas riquíssimo em sua quantidade de informações bilaterais sobre o Bem e o Mal, MESMO que falhe ao integrar tais informações ao enredo de sua obra.

Com a chegada de um visitante acompanhado de um demônio na pequena cidade de Viscos, isolada em algum lugar da Europa, a vida de todos os habitantes do bucólico lugarejo vê-se frente a uma mudança radical. O visitante faz uma proposta dantesca que garantirá o futuro da decadente cidadela: onze barras do mais puro ouro aos cofres públicos (quantidade mais que suficiente para que todos os habitantes não trabalhem até a morte) se alguém aparecer morto no local dentro de sete dias. O estrangeiro passa a informação à Chantal Prym, garçonete do único bar do vilarejo, que deverá passar a informação aos outros habitantes. O desenrolar de uma trama que poderia nos proporcionar um excelente romance nas mãos de um bom romancista descamba para uma pitoresca dissertação sobre o Bem e o Mal, interessante, mas muitas vezes infame e desnecessária. A forma como o estrangeiro aborda as duas forças é quase cômica (como todo radicalismo) - seus motivos são revelados na obra, mas não são fortes o bastante para convencer o leitor de que sua determinação para encontrar a "resposta" é, digamos, coerente.

O Demônio e a Srta. Prym encerra a trilogia de livros que reuniu três das mais esquecíveis obras de Paulo Coelho: Nas Margens do Rio Piedra Eu Sentei E Chorei, Veronika Decide Morrer e, por fim, este.

Vale lembrar que uma obra esquecível de Paulo Coelho não é necessariamente ruim - simplesmente não é tão boa quanto outras grandes obras, ou até obras menores de importante valor, como As Valkyrias. Prym é um bom livro, só não é tão bom quanto outros livros de Coelho, que é um dos maiores e mais importantes autores brasileiros de todos os tempos, e continuará sendo por um bom tempo.

NOTA: Já havia lido este livro na época de seu lançamento, mas quis estrear logo as "reviews" deste journal. Quis também torná-lo logo um journal bilíngue, desta forma posso praticar tanto meu inglês quanto meu português, e em breve, espero poder incluir ainda textos em espanhol.
De agora em diante focalizarei em análises de filmes e livros recentes. Estar antenado com a atualidade também é uma virtude :)
Quero apenas trazer inovações à este journal, que me ajuda a aliviar o stress e me expressar melhor com o passar do tempo. Agora é um journal bilíngue e com conteúdo informativo, além de conter textos de minha própria autoria e obras que marcaram a minha vida. Excelente... é realmente algo que eu preciso.
Te vejo em breve!


Previous Entry :: Next Entry

Back to Top

Powered by JournalScape © 2001-2010 JournalScape.com. All rights reserved.
All content rights reserved by the author.
custsupport@journalscape.com