My life in art
cuz' Europe always seemed so far...

Home
Get Email Updates
MYSPACE
MY ORKUT PROFILE
MY YMDB ACCOUNT
ANNABEL LEE
THE LAW OF TIME
PLANET ART NETWORK
LOGICAL REALITY
ABOUT THE 13-MOON CALENDAR
sTomp's LATEST PHOTOS
2006's CULTURAL RANKING
PHILOSOPHY PROFILE
Email Me

Admin Password

Remember Me

60916 Curiosities served
Share on Facebook

Fortaleza Digital - Review
Previous Entry :: Next Entry

"Antes de estourar no mundo inteiro com O Código Da Vinci, Dan Brown já demonstrava um talento singular como contador de histórias no seu primeiro livro, Fortaleza Digital, lancado em 1998 nos Estados Unidos. Muitos dos ingredientes que, anos depois, fariam com que o autor fosse reconhecido como um novo mestre dos livros de ação e suspense já estavam presentes no seu romance de estréia: a narrativa rápida, a trama repleta de reviravoltas que prendem o leitor da primeira a última pagina e o fascínio exercido por códigos secretos, criptografia e enigmas misteriosos. Em Fortaleza Digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Seguranca Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo. Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre a sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher. Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama. Uma corrida desesperada se desenrola paralelamente nos corredores do submundo do poder, nos arranha-céus de Tóquio e nas ruas de Sevilha. E uma batalha de vida ou morte que pode mudar para sempre o equilibrio de forças no mundo. Fortaleza Digital é o melhor e mais realístico suspense tecnológico lançado em muitos anos. A habilidade de Dan Brown para tratar do conflito entre as liberdades individuais e as questões de segurança nacional é impressionante... Impossivel não ficar arrepiado a cada página."

Fortaleza Digital de Dan Brown

Argumento: 5/5
Desenvolvimento: 3/5
Conclusão: 1/5

Personagens: 2/5
Ambientação: 3/5
Integração: 3/5

Grau de satisfação: 51%

Prós:
- Dan Brown nos prova ser um excelente autor de Thrillers através das empolgantes e movimentadas "cenas" de ação.
- O aprofundamento do autor nas questões de segurança nacional e quebra de privacidade nas poderosas agências americanas é tão profunda quanto as pesquisas feitas pelo mesmo em seus outros livros.
- Proposta de trama impecável!

Contras:
- Ambientação pecaminosa! Desnecessário deslocamento em vários lugares do mundo.
- Muita morte sem motivo aparente.
- Diálogos bobos, sem alguma profundidade.
- Brown é um grande apreciador das catástrofes sem motivo.
- Subpersonagens tão vazios que chega a ser inacreditável.
- Mais um exemplo de como "efeitos especiais" podem destruir ótimas propostas de trama...


Tendo lido todos os livros de Dan Brown publicados no Brasil, posso afirmar com grande convicção que Fortaleza Digital é quase uma perda de tempo. Uma pena. Mas darei um desconto. Foi o primeiro livro do autor.

Aliás, sou um grande fã de Dan Brown. O Código da Vinci é com certeza uma das surpresas mais agradáveis nos últimos anos literários, e Anjos e Demônios não fica atrás. Uma pena que os livros foram publicados no Brasil na ordem de "melhor a pior". Não que não seja justificável, porque é. Mas que seja, bem, uma pena. Da originalidade mostrada em Código, passamos para um repeteco de qualidade em Anjos e para uma aparentemente decadente fórmula em Fortaleza. As coisas não são assim na verdade. Brown iniciou sua jornada com este, Fortaleza Digital, passou por Anjos e Demônios em um visível avanço de qualidade e chegou ao auge com O Código. Vendo as coisas dessa forma, como realmente são, podemos notar o desenvolvimento de Brown como autor. Mas vendo tudo da forma como foi publicado no Brasil, não nos resta muita esperança. Quem acompanha a obra do autor infelizmente sabe que sua obra por aqui se iniciou com o apogeu, passou pela ascensão e terminou na QUEDA.

Brown é um excelente autor. Sonda assuntos diferentes e polêmicos, conduz impecáveis pesquisas sobre o assunto da obra e escreve thrillers fabulosos! Com exceção deste. Os personagens são caricatos, totalmente sem profundidade ou background. A trama poderia ter sido pelo menos "acreditável" mas não é escrita com credibilidade ou alguma maneira lógica. A ação é caótica, mas não é o que peca mais neste livro. O problema é ação demais - substância de menos.

Abri esta crítica com o sinopse encontrada atrás do livro. Parece excitante não? Claro. Mas só posso afirmar uma coisa.. se não fosse Brown o autor, eu teria parado de ler antes da metade. Para quem está acostumado com a "fórmula Brown" de sucesso, este livro será uma grande decepção. Os personagens se tornarão previsíveis e os enigmas, fáceis. Quase inacreditáveis.

O livro começa a desandar logo no começo, com a entrada de Susan Fletcher, a bela, talentosa, brilhante criptologista da NSA e matemática que é designada para investigar o código inquebrável que ameaça a credibilidade do caríssimo TRANSLTR (suponho que vc tenha lido a sinopse acima). O que ela descobre ao longo do livro deveria ser chocante e assustador... mas não é. É inacreditável... a teoria é realista mas os personagens que entram em ação e seus diferentes raciocínios são... ..... .... .... ......
........ . ................... .....................
Como pessoas assim podem ficar a cargo de segurança nacional? É possível aceitarmos um ou dois malucos, mas nesse livro tem muito maluco com mega-ultra responsabilidade.

Com certeza seria horrível se houvesse um código secreto que quebrasse todo o sistema de inteligência do governo americano. Informações de cartéis de drogas, situações de armas de destruição em massa, identidade dos agentes secretos em atividade... mas Brown temperou seu livro com uma trama de incrível potencial que beira o ridículo em suas mãos. O chefe de Susan, Comandante Strathmore, diretor da Criptografia da NSA, envia o noivo de Susan para a Espanha numa missão TOP SECRET... e o noivo nem mesmo trabalha para a NSA. Ele é professor de espanhol! Aparentemente, Strathmore tem seus problemas pessoais para cuidar, o que é ridículo e enfraquece a trama. Qualquer pessoa com alguns QIs a mais compreendem qual é a intenção de Strathmore ao enviar UM PROFESSOR DE ESPANHOL para cuidar de um problema de segurança nacional urgente. (!!!) É inacreditável...é hilário!

Enfim... Fortaleza Digital é recomendado se você é, literalmente, um desocupado sem NADA pra fazer e está em busca de algo rápido para passar o tempo. De leitura agradável, é um livro para ser lido rapidamente, não comentar nem indicar a ninguém, e depois de ter concluído a leitura, ser colocado no canto da estante. E deve ser lido de anos em anos... para você se lembrar que rir é possível... mesmo nas mais negras horas da vida.


Previous Entry :: Next Entry

Back to Top

Powered by JournalScape © 2001-2010 JournalScape.com. All rights reserved.
All content rights reserved by the author.
custsupport@journalscape.com